Ainda o serviço público da RTP

O leitor deste blogue Frederico comenta sobre televisão "critérios talvez seja pelas audiências do programa no estados unidos (um país onde o consumo televisivo é elevado e a variedade de programas é enorme) , levando a uma tentativa de 'roubo' de audiência da sic e tvi , até porque a essa hora a programação é dedicada ás novelas."

O problema reside na palavra "audiências". A RTP2 (e a RTP1) têm como missão o serviço público e não encabeçar o top "dos mais vistos" (há muita gente com a TV ligada mas que não vê o que lá se passa...).
A RTP não deveria ser paga por todos nós para nos dar FOX e AXN, i.e. para mimetizar a TV Cabo, mas é isso que faz: as melhores séries da RTP2 podem todas ser vistas nos canais mais comerciais. Ainda ontem casualmente apanhei um filme sobre a SIDA na RTP2, vindo da África Sul: a que horas ? 2h30 da manhã ! A quem serve , quem pode ver ? Poucos, muito poucos, sabendo nós que Portugal tem a maior taxa de incidência de HIV da Europa Ocidental.
A RTP de Jorge Wemans não cumpre, não é serviço público, é sim um TV comercial como milhares de outras cujo objectivo é o lucro. E poderia ser tão diferente.

Nota: estive vários meses nos Estados Unidos e o panorama televisivo é confrangedor, a monotonia impera, não há acesso a canais europeus (ARTE) ou árabes (Al JAzeera), sendo a política orientada no sentido de conquistar audiências e somente isto...abundam os reality shows, concursos e programas violentos...O melhor que se via era a CNN e os noticiários da BBC.

Comentários

  1. O que entende por serviço público?
    A televisão foi feita para entreter as pessoas , não educar.
    Mera curiosidade , qual é a rádio que o João costuma ouvir?

    ResponderEliminar
  2. a televisão apenas serve para vender publicidade , e pelo meio tem alguns programas para entreter as pessoas.
    a rtp2 não tem públicidade , logo não tem 'lucro' . tudo bem que na rtp1 tem publicidade , e se tirar a publicidade? programas que se já tem 'pouca qualidade' , sem o apoio da publicidade , como seriam? o que iria acontecer no panorama nacional (sic , tvi)? tem ideia?

    acha que o dinheiro que pagamos de impostos , ou a fatia que chega para produção de conteudos radiotelevisivos será o suficiente para manter uma casa como a rtp em pé?

    sinceramente e olhando para o panorama europeu televisivo , não estamos mal servidos ,até pelo contrário

    ResponderEliminar
  3. A RTP gasta mal o dinheiro que tem. Qualquer jogo de futebol no estrangeiro tem direito a um enviado especial, só essas deslocações custam uma fortuna, centenas de milhares de euros. Os 700 filmes americanos que exibem por ano, servem para quê ? Porque é que a RTP simplesmente não desliga a emissão das 02h às 06h ? Quanto não se pouparia ?
    A RTP não deveria ter publicidade. Está a fazer concorrência desleal às privadas. A TVI e a SIC não são canais de televisão, na maior parte do tempo (90%) reproduzem uma imagem e som que não é televisão, mas sim um apelo à acefalia e ao comodismo. Dever-se-ia retirar a licença e procurar outros operadores privados. Porque estes não servem.
    Estou disposto a pagar 20-30 euros por ano de taxa para ter um bom serviço público de televisão.
    A RTP é má em comparação com a TVE, ARD, ZDF, ORF, RTBF, TV5Monde, BBC One...talvez seja um bocadinho melhor que a TV Bulgara ou Moldava !
    Quem faz a RTP são as pessoas, e talvez fosse hora de mudar de directores e políticas.

    Nem tudo na vida existe para o lucro...tenho uma visão diferente da exposta pelo anónimo que se dá pelo nome de Frederico.

    ResponderEliminar
  4. anónimo com nome, o meu nome é Frederico.
    concordo que dinheiro seja mal gasto , e nem é preciso ser um enviado especial para o estrangeiro , o mesmo passava-se cá em portugal , em que sic ou tvi faziam o mesmo trabalho com 2 pessoas , na rtp faziam com 6 , mas isso foram outros tempos.
    a rtp deixava de ter publicidade , ok , mas isso apenas acontecia nos espaços entre programas , porque a publicidade ia-se manter , mas dentro dos programas.
    o que ia gerar? preços mais baixos , porque o tempo de exposição é curto e o impacto não é tão forte ao observador , logo uma procura maior , 'obrigando' tvi e sic a deixar de receber os milhoes que recebem para manter os canais em pé. A publicidade na rtp acaba por regular a concorrência.

    os operadores privados não servem ? a quem? a si ? ou aos milhões de espectadores que vem a sic e tvi , e não se incomodam e nem tempo tem para pensar no panorama televisivo e apenas querem algum entretenimento ?

    esses 20 ou 30 euros fazem falta a muita gente , gente que na maioria não está disposta a tal. Eu sinceramente preferia comprar um livro com esse dinheiro ou um cd , e deixar a televisão como está .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz