Consumismo, Natal, electricidade, crise e as milhões de lâmpadas



No dia 29.11.2009 o Diário de Coimbra publica um artigo noticiando o seguinte: Faltavam 10 minutos para as 18h00 quando as luzes de Natal começaram a iluminar 55 espaços de Coimbra e 25 igrejas matrizes fora do perímetro urbano. A inauguração das 5.400.000 microlâmpadas e dos 1.800.000 LED’s teve o “dedo” de Carlos Encarnação, que, com as duas netas ao colo, ligou o nterruptor na Praça 8 de Maio, mesmo à porta da Câmara que preside, possibilitando que, a partir de ontem, a noite da cidade ganhe brilho graças às cores alegres e festivas utilizadas.
Como o quadro acima mostra (agradecia correcção e sugestões aos cálculos e pressupostos utilizados...) só o consumo de electricidade da iluminação ascende a mais de 130.000 euros (com a electricidade a 12 cêntimos o kW, valor pago por nós, mas segundo leitores avisados este valor poderá ser inferior). Estamos em crise, segundo os jornais há muita gente a passar mal, a dívida externa não pára de aumentar, em Copenhaga discute-se as alterações climáticas (e o consumo de recursos, incluindo o consumo de carvão para produção de electricidade e emissões de CO2....e o que fazemos nós ? Poupamos ? Utilizamos os recursos de uma forma eficaz e útil ? Reduzimos a despesa do Estado ? Aforramos para o futuro ?
Não, nada disto, gastamos dinheiro na instalação de mais de 7.200.000 lâmpadas para animar a cidade...e o consumismo !
Refira-se que o gasto em electricidade com iluminação de Natal é muito idêntico, em termos económicos, ao esforço de Natal do Banco Alimentar que recolheu cerca de 100 toneladas de alimentos. Isto é, os 130.000 euros permitiram duplicar os alimentos a distribuir pelas famílias carenciadas.
Assim vai o mundo!

Comentários

  1. Caro João, sobre o cálculo parece-me que o custo do kWh estará inflacionado, ainda para mais se se considerar um custo para as horas de vazio. De qualquer forma não deixa de ser um importante alerta, pois na mais económica das possiblidades os custos reais deverão ser cerca de 1/2 do apresentado, o que não deixa de ser preocupante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o comentário do Henrique Simões. Vou alterar o quadro e voltar a introduzir. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. creio que deviam de desenvolver um sistema para as luzes de natal , utilizando a energia solar e lâmpadas de baixo consumo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz