Químicos Perigosos - Ar Interior

Há umas semanas atrás comprámos um tapete de espuma na loja Decathlon para permitir que a nossa filha pudesse gatinhar pelo chão sem os inconvenientes da tijoleira. A espuma não tinha cores nem floreados,uma coisa simples, pareceu-nos. A abertura do filme de plástico revelou-se uma surpresa pela libertação de odores estranhos, seriam químicos voláteis. Arejamos a divisão. Mas ficou a dúvida, seria aquele produto perigoso ? Contactada a empresa fabricante do produto sobre a natureza dos químicos, a resposta foi vaga. Só nos disseram que o produto não era para crianças, mas para adultos ! No entanto, a embalagem e as instruções não mencionavam qualquer restrição ao seu uso, e o tapete de espuma não oferecia pela sua natureza física qualquer problema. A empresa fabricante nunca respondeu à pergunta por nós formulada: há químicos perigosos na composição do tapete, por exemplo formamida. O que é a perigosa formamida? É uma substância usada para reduzir os maus odores e que “está classificada como tóxica para a reprodução: na gravidez, pode atrasar o desenvolvimento do feto e causar aborto. Inalada em grande quantidade, exige cuidados médicos. Quando ingerida, põe a vida em perigo”. "..." (ver Público online)

Há ainda um preocupante aviso da Deco para os consumidores: “A marca CE não é garantia de qualidade. Este símbolo é afixado na embalagem pelo fabricante, sem controlo das autoridades.”
O problema dos cocktails químicos e o seu efeito sobre a nossa saúde, e especialmente das crianças tem merecido a atenção da União Europeia. Apesar da enorme pressão da indústria contra a transparência (normas REACH) e dos partidos de direita que colocaram muitas reservas. Graças a Bruxelas existe muito mais controlo sobre os químicos postos a circular. Contudo a Agência Dinamarquesa do Ambiente (ver folheto abaixo) avisa os pais para a necessidade de evitarmos o contacto das crianças com químicos perigosos. Por exemplo, arejando a casa (e as salas de aula...) frequentemente. A qualidade do ar interior é muito importante para que possamos evitar uma série de problemas presentes e futuros.

Commission to tackle 'chemical cocktails'
Published: Tuesday 5 January 2010

Chemical cocktails' refer to the combined effects of chemicals that appear safe in isolation but when absorbed together may carry health risks, such as declining sperm counts, increased rates of cancer in adults and autism in children. People and animals in their infancy are said to be particularly vulnerable to the combined effects of chemicals.

Environmental and health NGOs have long tried to put the issue of 'chemical cocktails' on the EU's agenda and scientists have also recently become concerned about them.

In 2009, Environment Commissioner Stavros Dimas highlighted 'chemical cocktails' as one of the main future challenges on the global chemicals agenda (EurActiv 02/06/09).


Ver folheto dinamarquês aqui (em inglês)

Comentários

  1. Não é Dinamarquês mas sim Chinamarquês, otário.

    ResponderEliminar
  2. Otário? Mas que falta de respeito vem a ser esta???
    E porquê chinamarquês???
    Há bom e mau em todo o lado. Já experimentou tudo o que é português? Teria muitas surpresas bem desagradáveis!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz