O buraco de ozono e outras ameaças globais

A revista de ciência popular News Scientist publica na sua última edição um artigo sobre as ameaças globais ao equilíbrio do planeta Terra.

O Buraco de Ozono, a Perda de Biodiversidade, as Alterações Climáticas, a Poluição Química, a Acidez dos Oceanos ...etc. são alguns dos problemas que os quase 7.000.000.000 (sim , somos sete mil milhões) de seres humanos enfrentam.

Em Portugal, o debate ambiental faz-se em meios restritos. A nível local há ainda um enorme défice de consciência e acção. Muitos pensam e agem como se as árvores fossem uns empecilhos, o "ambiente" um inimigo da economia, as restrições à expansão urbana um atentado à nossa liberdade individual de construir onde bem e como queremos.

A este propósito a recente tragédia da Madeira é um desastre anunciado. As ribeiras foram canalizadas e "entubadas", diminuindo-se o espaço disponível para um caudal acima da média. Há mais de uma ano atrás que o programa BIOSFERA fez uma reportagem sobre o assunto, denunciando os crimes urbanísticos-ambientais e a consequente impermeabilização excessiva dos solos.
E refira-se ainda que os PDM na Madeira são alvo de crítica devido à não observação de regras elementares.

Como afirmava há dias um Professor de Coimbra, o país está cada vez mais feio e desordenado. A culpa de quem é ? Políticos e técnicos aparecem à cabeça porque subscrevem projectos urbanísticos indignos e contrários às boas práticas vigentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz