Onda do Cabedelo


Foto: fonte desconhecida

A construção do molhe, a "artificialização" e betonização da costa causam prejuízos incalculáveis ao nosso património colectivo. O aumento brutal do areal da praia a norte do molhe desconfiguraram a Figueira da Foz, perdendo-se harmonia e capital de atracção. Ganharam-se toneladas de bens industriais importados e exportados, aumentou-se a segurança das embarcações de pesca e assim o crescimento económico do concelho.
Contudo, qual o valor económico da beleza das ondas, praias, plantas e do conjunto em si ?

Perdemos ou ganhámos com tantos milhões investidos num porto de mar com tantas e severas limitações ?
(logo pelo facto de estar sediado no lado errado do rio, a sul é que está o grosso da indústria)

Comentários

  1. "Perdemos ou ganhámos com tantos milhões investidos num porto de mar com tantas e severas limitações ?"

    Ganhámos.

    E ganhámos porque a Figueira em meados do século passado vivia da praia no Verão e hibernava no Inverno. Actividades industriais havia poucas e ameaçadas: o Estaleiros Navais do Mondego, os Cimentos do Cabo Mondego, a Vidreira da Fontela e pouco mais. A Figueira de então atraía turistas em Julho e Agosto, muitos deles da Estremadura espanhola, e repelia os seus naturais, que não encontravam emprego. A agricultura no concelho era abandonada pela maioria dos que nela tinham nascido, os homens iam a salto para França, Luxemburgo, Alemanha, e de lá chamavam as famílias, porque não havia trabalho para eles.

    A pesca era uma actividade pobre e arriscada. Para além de todas as ameaças ao largo, a entrada na barra era uma roleta russa porque o assoreamento constante reduzia a abertura da porta e impedia que as embarcações se safassem sem perigo.

    Para além de uma muito restrita minoria pequeno-burguesa ligada a actividades comerciais, na Figueira só permaneciam os funcionários do Estado (Finanças, Tribunal, Ensino, Exército) da Câmara Municipal, alguns advogados, alguns médicos, farmacêuticos, e pouco mais.

    O figueirense que não emigrasse e vivesse das expectativas do Verão levava a maior parte da vida a ver o tempo passar.

    Os molhes de encaixe do rio vieram permitir a existência de um porto de abrigo, pequeno mas seguro, a custo da qualidade da praia.

    Acontece que é por essa altura que o interesse pelas praias do Sul começa a levar os veraneantes para o Algarve, como já tinha levado para o Sul de Espanha e, ainda antes, para o Mediterrâneo em França. A praia da Figueira, como a de Espinho, e muitas outras da Costa Norte Atlântica, mais frias que as do Sul, deixaram de ter o interesse para as banhistas em biquíni. E eles atrás delas.

    Se a praia de hoje fosse a praia dos anos 50 do século passado, a Figueira teria mais turistas durante os dois/três meses em que se esgotam as condições climatéricas propícias? Não creio que tivesse significativamente muitos mais.

    Aliás, considero que o atraso económico e social observado pela Figueira até à chegada das indústrias de celulose e papel se deve em grande parte à praia: induzidos por um "boom" periódico de actividades à volta da praia, muitos figueirenses esqueceram-se que deveriam trabalhar durante todo o ano. Só assim se explica que, a Norte, Aveiro, e a Sul, Leiria, tenham experimentado níveis de crescimento económico muito superiores. Coimbra, que não tinha praia mas tinha estudantes, também estagnou.

    A chegada das celuloses à Figueira, e muito principalmente da Soporcel pela dimensão que veio a atingir, alterou substancialmente, ainda que menos do que poderia, o panorama de crescimento económico. E digo menos do que poderia, porque um parque industrial pensado nos anos 80 foi criado ali ao lado mais com intenções político partidárias do que com objectivos sérios de desenvolvimento. E não chegou a sair das cascas.

    Quanto ao impacto ambiental, não creio que actividade industrial a Sul possa razoavelmente ser acusada da degradação do ambiente ou causa de repulsão da actividade turística.

    Mas já pode ser atribuída muita degradação ecológica à incompetência, ao desleixo, e provavelmente a outras causa indignas. A destruição da Serra da Boa Viagem pelos incêndios está há muitos anos a ser repovoada naturalmente por acácias e outras pragas. Passo por lá de vez em quando, e o que me desgosta mais não é a extensão do areal lá em baixo mas o abandono em que se encontra aquilo que era uma maravilha cá em cima.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz