Ação de Limpeza da Praia do Cabedelo



A limpeza da praia do Cabedelo ocorreu no domingo passado, integrada na iniciativa "Não há pequena poluição" da Oceanes Initiatives.
Em poucas centenas de metros encontrámos um pouco de tudo, ressaltando os materiais plásticos (polímeros para todos os gostos e feitios) com uma predominância esmagadora entre os resíduos identificados.
Algumas dezenas de voluntários juntaram cerca de 900 kg de resíduos. Um dia, uns ínfimos metros de costa. Multipliquemos os dias do ano e os 850 quilómetros de costa do país...e os números são preocupantes.

Os resíduos acumulados no mar têm um impacto muito negativo, não tanto pelo efeito estético, mas sim pelos danos causados à fauna e flora marinha. Os plásticos deitados ao mar degradam-se , tornam-se mais pequenos e invisíveis, mas não desaparecem. As micro-partículas de plástico contém químicos tóxicos, invisíveis com reações imprevisíveis que estão a contaminar a cadeia alimentar aquática.

Comentários

  1. Foi o que eu disse no outro dia quando você escreveu sobre o limpar Portugal, mas que não aparece não sei porquê. como não percebo muito disto se calhar não fiz alguma coisa bem. Mas o que interessa é que fizeram o que eu disse e foram à praia tirar os plásticos e outros objectos que estão lá a poluir a praia.
    Os restos das obras deveriam de ser postos na ponta do molho e iam ao fundo e deixavam de se ver e asim não incomodam ninguém.tirava-se tudo o que não é natuaral como os plásticos e as tábuas das obras e resolvia-se o problema de uma forma muito mais rápida.Nem dava tanto trabalho a retirar tudo.

    ResponderEliminar
  2. Penso que para além de limpar as praias há muitos mais sítios com falta de manutenção, e outros que deveriam ser limpos ha muito. É o exemplo das vitrinas dum determinado espaço na Rua da Républica onde a foto de Duarte silva permanece, as paredes e os passeios junto ao ed "O TRABALHO, sem esquecer aquels vasos, cujas flores sao água lamacenta com cheiro nauseabundo, o jardim municipal, desprovido de flores, emfim, a lista não acabaria mais....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz