Cartazes, Lixo e Paisagem


Subsiste entre nós a ideia absurda que as árvores à beira da estrada servem para pendurar cartazes. Cartazes de plástico, "reciclável" claro. Contudo, os eventos passam, os cartazes ficam à beira da estrada, o plástico degrada-se e "perde-se" na paisagem.
O sol, vento e a chuva transformam o dito em pequenos fragmentos, até que "desaparecem" da vista. Tornam-se em partículas microscópicas, impossíveis de limpar e de degradar. As bactérias, fundos e restantes seres vivos não conseguem aproveitar o plástico, mesmo que seja "reciclável".

Para além do aspecto ambiental estes cartazes constituem uma concorrência desleal a quem paga um espaço (a visibilidade) num "outdoor" , jornal ou noutro meio de informação. Uns pagam taxas, outros vandalizam a paisagem e pregam cartazes às árvores.

Não conheço nenhum outro país da Europa com tantos cartazes pendurados em árvores, e na paisagem em geral. Será falta de sensibilidade ? tradição ? ganância ? perda de sentido estético ?

Impõe-se uma outra atitude por parte das autoridades. Cartaz de plástico colocado fora dos locais determinados deverá ser um cartaz imediatamente retirado pelos serviços da Junta de Freguesia, Câmara ou outros. Cessa assim o objetivo primeiro da colocação do cartaz: visibilidade do evento em causa. A ação preventiva e dissuasora vale mais do que as morosas coimas.

Comentários

  1. por acaso já tenho reparado nisso.

    ResponderEliminar
  2. é das coisas que mais me revolta é ver esses cartazes pendurados nas árvores. para alem de ser inestéticos, inúteis, prejudiciais ao ambiante, podem distrair os conductores.
    Quem terá sido o infeliz idiota com tal ideia, de começar a fazer isto!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz