Nozes de Saponária - detergente natural



Desde há três meses que usamos nozes de saponária para lavar a roupa, e esporadicamente também a louça. A surpresa não poderia ser maior: as nozes têm um efeito idêntico aos detergentes (ECOVER, por exemplo) convencionais e ...são mais baratas.
Aconselho vivamente esta alternativa 100% natural aos detergentes de base petroquímica.

Nozes de saponária
Alternativa ecológica aos detergentes

As nozes de saponária (sapindus mukorossis) são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal. A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja acção é semelhante à do sabão quando entra em contacto com água. Estas nozes são uma alternativa eficaz e ecológica a detergentes, sabões e sabonetes.
As nozes são ainda um produto antialergénico, sendo eficazes para lavar roupas de bebés, de pessoas com pele sensível ou que sofrem de alergias ou dermatites.

O uso de nozes de saponária revela-se mais económico do que a utilização dos detergentes convencionais. Além disso, sendo um produto multiusos, evita a compra de tantos detergentes e economiza o espaço de arrumação. Ainda dispensa o amaciador e o abrilhantador, pois a roupa fica macia e a louça brilhante. Mesmo nas roupas mais delicadas as nozes são eficazes, preservando as cores.

As nozes de saponária são ainda ecológicas, não poluem a água nem o ambiente e evitam desperdício de inúmeras embalagens. Este detergente alternativo é ainda 100% biodegradável, pois quando as nozes estiverem secas e escuras (sinal de que toda a saponina já foi retirada) pode usá-las como adubo para as plantas ou juntá-las ao composto.

Mais informação aqui no Centro Vegetariano

Comentários

  1. Belmira Estrela Camarão16 de julho de 2010 às 01:18

    ...e na Figueira da Foz onde se vendem?????

    ResponderEliminar
  2. Não sei onde se vendem na Figueira da Foz. Talvez nas lojas de produtos naturais.
    Nós comprámos na Internet - ver link do post.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz