2.1.10

"O Mundo Perdido do Comunismo"


Leitura aconselhada àqueles que ainda acreditam na "utopia" do comunismo.
Os regimes da Europa de Leste apoiados pelos comunistas portugueses, e inclusive por Álvaro Cunhal, foram sempre ditaduras de partido único incapazes de ouvir o povo e perceber quais as necessidades de quem governavam.

5 comentários:

  1. "incapazes de ouvir o povo e perceber quais as necessidades de quem governavam" , o comunismo afinal não é assim tão mau, é tipo a democracia vigente.

    ResponderEliminar
  2. Não. O comunismo vigente na RDA, Checoslaváquia, Hungira, Roménia ....etc era muito pior, mais aborrecido para a maioria . Em 20 anos de adulto já conheci 3 presidentes e 5 primeiros-ministros, na RDA em 40 anos conheceram 2 presidentes.
    Na Roménia , sob um a regime de comunismo cientúfico, negava-se a existência da SIDA , início dos anos 80, e colocavam-se as crianças doentes com o vírus em lares.
    O aborto e os contraceptivos (pílula, preservativos, DIUs,...etc.) eram proibidos de forma a que as mulheres aumentassem a "mão-de-obra" disponível...
    E não menos importante, dos países de Leste não sai ninguém, viajar para países Ocidentais era impossível, e mesmo para visitar os irmãos da comunistas da URSS era necessárias várias autorizações especiais.

    Parece-me que o Frederico ignora o que foi a experiência comunista no Leste Europeu. O melhor seria ler o livro, está traduzido em português.

    ResponderEliminar
  3. Eu não ignorei nada, nem tão pouco comentei, apenas fiz uma crítica irónica.
    Mas se o que o João escreve é uma parte do que o que está no livro, quem ignorou a experiência comunista foi o escritor do livro. Tudo tem um lado positivo e negativo, pelos vistos o livro apenas descreve meia verdade. A mais fácil de comentar.

    ResponderEliminar
  4. O livro descreve o lado positivo e negativo, através de muitas dezenas de depoimentos na primeira pessoa. Tanto fala o alto dirigente da RDA (Schabowsky) como o cantor folk da Checoslováquia (Karel Gott).
    O melhor será mesmo ler o livro. Se quiser envio-lhe o livro por correio, em forma de book sharing. Envie-me o endereço para jmcvaz@gmail.com
    Não vai dar o seu tempo por perdido.

    ResponderEliminar
  5. interesante. neste momento é complicado 'perder' algum tempo com leitura, até porque estou a ler outro livro, e estou bastante ocupado com trabalhos. no final no mês envio um email.
    obrigado

    ResponderEliminar