"O Mundo Perdido do Comunismo"


Leitura aconselhada àqueles que ainda acreditam na "utopia" do comunismo.
Os regimes da Europa de Leste apoiados pelos comunistas portugueses, e inclusive por Álvaro Cunhal, foram sempre ditaduras de partido único incapazes de ouvir o povo e perceber quais as necessidades de quem governavam.

Comentários

  1. "incapazes de ouvir o povo e perceber quais as necessidades de quem governavam" , o comunismo afinal não é assim tão mau, é tipo a democracia vigente.

    ResponderEliminar
  2. Não. O comunismo vigente na RDA, Checoslaváquia, Hungira, Roménia ....etc era muito pior, mais aborrecido para a maioria . Em 20 anos de adulto já conheci 3 presidentes e 5 primeiros-ministros, na RDA em 40 anos conheceram 2 presidentes.
    Na Roménia , sob um a regime de comunismo cientúfico, negava-se a existência da SIDA , início dos anos 80, e colocavam-se as crianças doentes com o vírus em lares.
    O aborto e os contraceptivos (pílula, preservativos, DIUs,...etc.) eram proibidos de forma a que as mulheres aumentassem a "mão-de-obra" disponível...
    E não menos importante, dos países de Leste não sai ninguém, viajar para países Ocidentais era impossível, e mesmo para visitar os irmãos da comunistas da URSS era necessárias várias autorizações especiais.

    Parece-me que o Frederico ignora o que foi a experiência comunista no Leste Europeu. O melhor seria ler o livro, está traduzido em português.

    ResponderEliminar
  3. Eu não ignorei nada, nem tão pouco comentei, apenas fiz uma crítica irónica.
    Mas se o que o João escreve é uma parte do que o que está no livro, quem ignorou a experiência comunista foi o escritor do livro. Tudo tem um lado positivo e negativo, pelos vistos o livro apenas descreve meia verdade. A mais fácil de comentar.

    ResponderEliminar
  4. O livro descreve o lado positivo e negativo, através de muitas dezenas de depoimentos na primeira pessoa. Tanto fala o alto dirigente da RDA (Schabowsky) como o cantor folk da Checoslováquia (Karel Gott).
    O melhor será mesmo ler o livro. Se quiser envio-lhe o livro por correio, em forma de book sharing. Envie-me o endereço para jmcvaz@gmail.com
    Não vai dar o seu tempo por perdido.

    ResponderEliminar
  5. interesante. neste momento é complicado 'perder' algum tempo com leitura, até porque estou a ler outro livro, e estou bastante ocupado com trabalhos. no final no mês envio um email.
    obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz