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Caminhos de Ferro : Espanha e Portugal

Esta semana a CP espanhola (RENFE) declarou que pela primeira vez os seus comboios de alta velocidade (AVE) tinham dado lucro à empresa. Surpreendentemente constata-se que Espanha é o país Europeu com mais quilómetros de alta velocidade (2.600 km) tendo progredido de forma estonteante desde 1992, altura em que inaugurou a primeira linha de AVE (Madrid- Sevilha) durante a EXPO local. Portugal continua a "desinvestir" no caminho-de-ferro e a abandonar linhas. A comparação evidencia dois rumos e estratégias diferentes, e ainda o legado do cavaquismo (anos 90) e dos governos posteriores, com a concentração na política rodoviária em detrimento dos transportes públicos.

A Justiça e a Segurança Rodoviária

Mais um português foi condenado a pena de prisão efetiva em Inglaterra por condução perigosa, após ter morto um jovem militar e ferido gravemente mais uma pessoa. As causas serão várias, certamente, mas foi a falta de descanso, o excesso de horas na estrada, a pressão laboral que contribuíram para o desenlace fatal. O que leva os condutores profissionais a trabalharem para além dos limites ? Qual a empresa transportadora ? Quem é o "patrão" ? O que fazem as autoridades, qual a percentagem de camiões controlados ? Que penas idênticas foram aplicadas em Portugal aos mesmos casos, que se repetem com frequência ! A resposta a estas questões, e outras, seria um interessante trabalho jornalístico. Mas infelizmente a nossa televisão, e mesmo imprensa, não estão interessadas, preferem os escândalos e os crimes de faca e alguidar.

Códigos inscritos nos ovos

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(Foto: fonte ANOP) Qualquer ovo tem um código com um número que varia entre zero e três. O "zero" significa que se trata de um ovo de produção biológica (animais criados com respeito pela natureza) o "um" que é proveniente da chamada "galinha do campo" (come rações, mas tem espaço para fazer alguma ginástica) o "dois" de produção intensiva no solo - galinhas que pisam o solo, mas fazem pouca ginástica e comem rações o "três" de produção intensiva em gaiola (infelizmente, os mais comuns, mais baratos e os menos saudáveis; as galinhas são máquinas industriais, não são animais)

O "novo" Liceu (Escola Dr Joaquim de Carvalho) e a eficiência energética

Sempre que passo em frente ao Liceu sinto um mal estar. Dezenas de projetores a iluminar as paredes brancas, outros tantas luminárias nos jardins e acessos...e segundo consigo ver, as paredes sem isolamento térmico (espero estar enganado neste ponto). Há uns meses escrevi um email à empresa Parque Escolar a questionar a entidade responsável sobre a eficiência energética do edifício. Não obtive resposta. Escrevi por email ao diretor da Escola, dr. Carlos Santos, também não obtive resposta. Apesar da certificação energética ser um requisito legal obrigatório, necessário à aprovação de qualquer construção depois de meados 2006. Será que a Lei foi respeitada ? Tenho a certeza que a Escola irá gastar muito mais energia do que antes da obras, portanto, será menos eficiente, apesar de algum conforto adicional emprestado pelo potente ar condicionado. Será este o caminho ? Estamos condenados a empobrecer por via do desperdício? Reparo nas estatísticas, em 2007, Portugal com um clima fantás...