Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2010

Poluição Eletromagnética

Todos os dias somos submetidos a novos campos eletromagéticos. Os emissores de sinal associados à internet sem fios, telefones móveis, telemóveis, dispositivos elétricos, todas as antenas e repetidores que são instalados no topo de edifícios e torres...etc. Estudar a associação entre a exposição a campos eletromagnéticos e a nossa boa saúde tem sido um objectivo recorrente de vários cientistas. Os resultados não são conclusivos nem satisfatórios. Contudo, algumas marcas de aparelhos elétricos apresentam a etiqueta "Low Radiation". Significativo. Há que ponderar o efeito cumulativo de tantos e tão variados campos eletromagnéticos a que estamos sujeitos. Nós e os mais jovens que dada a sua vulnerabilidade em termos imunitários. No seguinte endereço pode observa-se o esforço de monitorização a nível nacional. http://www.lx.it.pt/monit/

Ação de Limpeza da Praia do Cabedelo

Imagem
A limpeza da praia do Cabedelo ocorreu no domingo passado, integrada na iniciativa "Não há pequena poluição" da Oceanes Initiatives. Em poucas centenas de metros encontrámos um pouco de tudo, ressaltando os materiais plásticos (polímeros para todos os gostos e feitios) com uma predominância esmagadora entre os resíduos identificados. Algumas dezenas de voluntários juntaram cerca de 900 kg de resíduos. Um dia, uns ínfimos metros de costa. Multipliquemos os dias do ano e os 850 quilómetros de costa do país...e os números são preocupantes. Os resíduos acumulados no mar têm um impacto muito negativo, não tanto pelo efeito estético, mas sim pelos danos causados à fauna e flora marinha. Os plásticos deitados ao mar degradam-se , tornam-se mais pequenos e invisíveis, mas não desaparecem. As micro-partículas de plástico contém químicos tóxicos, invisíveis com reações imprevisíveis que estão a contaminar a cadeia alimentar aquática.

Limpar Portugal - Figueira da Foz

Imagem
Foto: Estrada na freguesia de Tavarede, no dia 20.03.2010 A ação LIMPAR PORTUGAL na Figueira da Foz mostrou que a vontade de alguns foi capaz de fazer mais do que as autoridades locais fizeram em décadas de negligência. Isto é, um grupo de cidadãos bem intencionados, com a ajuda dos meios estatais (Juntas e Câmaras), "limpou" o concelho. Falta agora implementar uma política séria de resíduos a nível local. Urge construir ecocentros, fiscalizar o destino dos resíduos industriais banais, os entulhos, penalizar maus hábitos, alterar o tarifário...etc. Precisamos ainda de consciencializar os produtores de resíduos que o respectivo tratamento tem custos, mas a sua deposição na paisagem é um crime.

O declínio do peixe em mar aberto - o caso do atum

Li hoje na imprensa internacional que o atum do Atlântico está em acentuado declínio. Os números são deprimentes, nos últimos 40 anos assistimos a uma redução em 80% dos stocks. Restam 3,2 milhões de atuns. Muito pouco. Scientists say stocks of the Atlantic bluefin - which can fetch $100,000 each at market - have fallen by more than 80% over the last 40 years to around 3.2 million Finalmente, a União Europeia decide atuar com bom senso e enquadrar esta espécie nas listas do CITES, ou seja, o atum do Atlântico é uma espécie ameaçada de extinção. As notícias locais não são animadoras neste âmbito. Alguns "predadores" sem escrúpulos insistem em apanhar espécies proibidas e pescado imaturo. Isto é, impede-se a reposição de stocks, ameaça-se a continuidade das espécies, coloca-se em perigo a sobrevivência dos "futuros pescadores". Empobrecemos todos com esta visão egoísta de alguns.

As televisões que temos

Não resisto a citar o Rui Silva, ver Klepsydra Do binómio Moura Guedes e Eduardo Moniz já lhes conhecemos um cinismo sem limites e assumido com orgulho, que os leva a tomar partido pela mediocridade com toda a arrogância possível e de sorriso dos lábios. Ambos assumiram plenamente uma programação miserável e facilitista onde impera a estupidificação à base de telenovelas e de futebol a toda a hora, um telejornal sensacionalista onde se debita o programa político do CDS disfarçado de informação e programas de variedades da vida real onde se contribuiu para branquear a honra de árbitros e de autarcas corruptos (na Quinta das Celebridades por exemplo). Não há um único documentário, um programa histórico, um programa sobre língua portuguesa, ciência ou cidadania. Criaram com todo o orgulho uma televisão que baixa a fasquia do conhecimento e da capacidade crítica dos portugueses. Moura Guedes já passou pela bancada parlamentar do CDS. A promiscuidade do casal com a política só a não vê quem

Sardinha Certificada - Peixe da Figueira da Foz

Parabéns às entidades que conseguiram certificar o processo de captura da sardinha ao largo da nossa costa. Esperemos que façam boa publicidade do facto e que os consumidores respondam,optando por quem faz bem e promove a sustentabilidades das pescas. Ler mais aqui sobre este assunto.

United Resins - Outras Considerações

Recebi um comentário anónimo tecendo considerações sobre a suposta incapacidade da United Resins em concretizar o projecto na Figueira da Foz. Infelizmente, e dado o teor grave e sério das acusações, não poderei publicar o comentário devido à impossibilidade de verificar a autenticidade dos factos. De modo algum poderei publicar um libelo acusatório deste calibre, sem provas e através de um comentário anónimo. Contudo, e como "não há fumo sem fogo", redobram-se as atenções sobre a empresa que pretende eximir-se a uma avaliação de impacte ambiental no processo de licenciamento das suas actividades.

Podas em Estabelecimentos Escolares - o triste caso da Silva Gaio

Imagem
Correio do Leitor: Diário de Coimbra: 06.03.2010 As podas de árvores urbanas ornamentais continuam a deixar muito a desejar. Mesmo em meio escolar, onde leccionam professores de biologia e ciências, fazem-se asneiras próprias de pessoas incultas e incapazes de lidar com a Natureza. Imagino, tal como o leitor do Diário de Coimbra, José Clemente que denunciou a situação, que a Escola Silva Gaio comemore todos os anos o dia da árvore. Mas, para quê ? Se intramuros se destrói o próprio património arborícola ! Pobre poeta Silva Gaio se visse o triste cenário actual... Um conselho aos directores e professores da Escola: cortem as árvores desfiguradas e plantem novas; não vale a pena ter árvores atarracadas sem beleza e desvirtuadas pela acção humana, os alunos podem pensar que as árvores são assim mesmo, sem copa, sem ramos, só troncos nus...

United Resins - Avaliação de Impacte Ambiental

A QUERCUS emitiu um comunicado referindo-se à falta de Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental para a unidade industrial que se está a instalar na Zona Industrial da Figueira da Foz. Sugere-se que a unidade seja obrigada a cumprir a Lei. Se realmente a produção de resinas não tem impactos negativos, porque não se sujeita a empresa a um estudo de avaliação dos riscos ? Por uma questão de transparência deveria ter apresentado voluntariamente um documento que atestasse a não perigosidade das suas intenções.

Mudar: o ruído insuportável de alguns bares às dívidas ocultas

A gestão da Câmara Municipal e dos dinheiros públicos foi nos últimos anos um contínuo de actos falhados. Sabe-se agora, ver discurso do Presidente João Ataíde das Neves que há motivos para recear o pior, isto é, além de todas as dívidas conhecidas há outras ocultas. Duarte Silva e Santana Lopes, são a "mãe e o pai de todas as dívidas" ! Dever-se-ia reflectir todo o modelo autárquico e a responsabilidade dos profissionais que integram as equipas que gerem o orçamento municipal. Não podemos ficar entregues somente aos gestores políticos, que são efémeros, e à sua gestão limitada no tempo. Há que procurar envolver ,e proteger, mais os técnicos que agem de acordo com o interesse geral do público, e aplicam as leis em vigor, em detrimento dos favores pontuais a fazer aos políticos. O desafio que Ataíde das Neves enfrenta é desfazer os nós deixados pela anterior gestão PSD , integrando elementos importantes do Mov.100% na primeira fase, de 1997 a 2009. E ter a coragem para acab

Reportagem

Colaborando com a iniciativa LIMPAR PORTUAL, Miguel Babo produziu o seguinte filme. http://www.youtube.com/watch?v=wkFq_oKYTuQ

Orçamento Participativo na Figueira da Foz

Segundo notícia o jornal "Figueirense" a Câmara Municipal decidiu operacionalizar a figura do Orçamento Participativo. Nós, eleitores e cidadãos, vamos poder decidir como vai ser gasto o dinheiro dos nossos impostos. Uma medida acertada, depois da recusa reiterada executivo de Duarte Silva e do PSD em utilizar este instrumento participativo.

Lixo na Floresta

Imagem
Foto: en109 , concelho da Figueira da Foz

Gente perigosa, à solta e sem pudor

Um anónimo da nossa praça comentou o posts deste blogue, revelando a sua própria natureza: " 1,47 de alcool? Não é nada! Além disso só 30% dos acidentes de automóvel devem-se a casos de alcoolemia. O resto é outras causas..."..". " Pois é. Enquanto houver portugueses a pensar e a agir desta forma, vão continuar a morrer e a ficar gravemente feridos cidadãos inocentes. O comentário do anónimo denota ainda o fracasso das campanhas de sensibilização e educação, e confirma o sentimento de impunidade. Ou, trata-se de um cidadão com algum tipo de desequilíbrio que o leva a considerar as mortes na estrada como algo de normal. Preocupante e trágico.

Acidentes de viação graves e a atitude dos juízes portugueses - Artigo de Francisco Teixeira da Mota

Acm Publico Acidentes Ftmota